Manejo pré abate visando o bem estar animal e qualidade da carne bovina
DOI:
Palavras-chave:
estresse, instalação, carcaçaResumo
Devido a atual preocupação do mercado consumidor com o bem estar dos animais de consumo e como isso afeta na qualidade do produto final, o objetivo dessa revisão foi voltado ao estudo de práticas de manejo menos ofensivas no pré abate dos bovinos, e instalações que forneçam um ambiente mais tranqüilo e confortável aos mesmos. Animais estressados e maltratados geram carcaças de menor qualidade e com menor tempo de prateleira. Isto é reflexo da falta de conhecimento e consideração da biologia do bovino, relacionado ao manejo a ser adotado durante o abate, assim como das instalações adequadas para esse processo. Sendo assim, a melhoria com relação aos aspectos físicos nas construções frigoríficas e no manejo pré abate, apresenta grande influência na cadeia produtiva da carne e no bem estar animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ana Flávia Basso Royer, Edson Sadayuki Eguchi, Rômulo Gonçalves Costa Junior, Jocilaine Garcia, Marcelo da Silveira Meirelles Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.