Verminose em rebanhos ovinos
DOI:
Palavras-chave:
eficiência, fosfato de levamisol, OPG, ovelhasResumo
Na ovinocultura nacional, o maior problema enfrentado no que diz respeito ao manejo sanitário, são as infecções por endoparasitas. O objetivo deste trabalho foi detectar a ocorrência de resistência de nematódeos gastrintestinais em rebanhos ovinos na região de Pontes e Lacerda-MT, avaliando a eficácia anti-helmíntica dos princípios a base de Abamectina, Closantel, Doramectina, Fosfato de Levamisol, Ivermectina, Moxidectin e Sulfóxido de Albendazol. Foram utilizados 520 fêmeas SRD (Sem Raça Definida) padrão Santa Inês, com diferentes idades pertencentes a propriedades distintas. Estes ovinos foram distribuídos aleatoriamente e monitorados pelo método de contagem de ovos por grama de fezes (OPG) Os resultados apresentados demonstraram que a redução na média de eficácia dos principio ativos utilizados nas propriedades foram de 15,40%, 60,32%, 85,30%, 94,61%, 67,43%, 92,18%, 43,53%, para Abamectina, Closantel, Doramectina, Fosfato de Levamisol, Ivermectina, Moxidectin e Sulfóxido de Albendazol, respectivamente. Os princípios ativos utilizados apresentaram ações diferentes, mesmo todas as propriedades sendo de similar região, constatando que a resistência dos nematódeos esta relacionada ao manejo e as alternativas de controle adotado em cada propriedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Suelen Corrêa da Silva, Alexandre Agostinho Mexia, Jocilaine Garcia, Osvaldo Martins de Souza, Tatiane Botini, Giselde Marques Angreves Silva, Lucien Bissi da Freiria, Leonardo André Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.