Uso da técnica de ultrassonografia na avaliação da carcaça de bovinos in vivo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n21.1134Palavras-chave:
carcaça e seleção animalResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica do uso da técnica de ultrassonografia (US) no melhoramento genético de bovinos de corte. Aborda a importância das características mensuradas pela US na composição da qualidade e volume comestível da carcaça dos animais, características mensuradas pela US: área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura ou gordura subcutânea (EG), espessura de gordura na P8 também conhecida como garupa (EGP8) e ocasionalmente é mensurado a gordura intra muscular (GIM) ou de marmoreio. Foi realizado um breve histórico da técnica, inclusive no Brasil, ressaltando suas principais vantagens e desvantagens em relação às demais técnicas de avaliação de fenótipo animal, específicos para características de carcaça. Os detalhes da mensuração, funcionamento dos equipamentos, investimentos previstos para o produtor e para o técnico e demais informações imprescindíveis ao domínio das informações publicadas acerca do assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mérik Rocha Silva, Edson Júnior Heitor de Paula, Diogo Francisco Peixoto Oliveira, Karina Ferro Cervelati, Marcelo da Silveira Meirelles Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.