Efeito de diferentes sistemas de pastejo em atributos físicos do solo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n22.1142Palavras-chave:
compactação, pisoteio animal, resistência do solo à penetraçãoResumo
Em vista de que é importante a interação solo-clima-planta-animal para se alcançar boas produtividades nos sistemas de produção, o objetivo deste estudo foi avaliar as alterações nos atributos físicos do solo provocado por sistemas de pastejo contínuo e rotacionado. Os sistemas de uso foram: convencional (CC): Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã, sem adubação anual de reposição, manejado em sistema de lotação contínua; adubado (AD): Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã manejado em sistema de lotação rotacionado, com a adubação anual de reposição com N-P-K na proporção de 45-20-20 kg ha-1 ano-1; e consorciado (CS): consórcio de Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã e Stylosanthes Campo Grande, manejados em sistema de lotação rotacionado, recebendo adubação anual de reposição com N-P-K de 00-20-20 kg ha-1 ano-1. Para avaliar o efeito do pisoteio animal nos sistemas foram coletados anéis com amostras de solo com estrutura indeformada nas camadas de 0,00 - 0,06 m e 0,06 - 0,12 m antes e após o pastejo para as determinações de densidade do solo pelo método do anel volumétrico, macroporosidade, microporosidade e porosidade total, pelo método da mesa de tensão, foram coletadas também amostras com estrutura deformada na mesma camada para a determinação do teor de matéria orgânica. A resistência do solo à penetração foi determinada antes e após o pastejo nas profundidades de 0,0 -0,1, 0,1 - 0,2, 0,2 - 0,3 e 0,3 - 0,4 m, com o penetrômetro de impacto. O pisoteio animal alterou somente a microporosidade; a utilização de diferentes sistemas de cultivo e pastejo não promoveram diferenças em relação ao teor de matéria orgânica. Os solos do sistema de pastejo convencional apresentaram maior tendência à compactação do solo avaliada pela resistência mecânica a penetração de raízes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Karina Ferro Cervelati, Eurico Lucas de Sousa Neto, Edson Sadayuki Eguchi, Mérik Rocha Silva, Maria Aparecida Pereira Pierangeli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.