Avaliação de parâmetros físico-químicos de cremes de leite produzidos artesanalmente
DOI:
Palavras-chave:
acidez titulável, pH, teor de gordura, legislação.Resumo
O “creme do sertão” é produto artesanal consumido em larga escala no Nordeste, sem uma fiscalização efetiva, embora exista um regulamento técnico de identidade e qualidade de creme de leite estabelecido na Portaria Nº 326 de 1996. Este trabalho objetiva determinar parâmetros de qualidade físico-química de amostras de “creme do sertão” produzidas artesanalmente. Foram coletadas 30 amostras de diversos estabelecimentos comerciais no município de Mossoró-RN, e analisadas no Laboratório de Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), quanto à acidez titulável, pH, teor de gordura e umidade. As análises foram realizadas em duplicada, sendo os resultados obtidos por média. Em relação ao teor de gordura 3% das amostras apresentaram-se fora dos padrões da legislação vigente. Quanto à acidez titulável encontrou-se 25 amostras (83%) com valores de acidez acima do permitido pela legislação. O teor de umidade das amostras variou de 30,12 a 57,75%. Portanto, no geral, o creme do sertão comercializado em Mossoró apresentou um bom teor de gordura, enquanto que no parâmetro de acidez titulável a maioria das amostras analisadas obtiveram valores elevados, o pode ser indicativo de elevada contaminação por microorganismos fermentados de lactose em ácido lático ou até mesmo comercialização do produto além da vida de prateleira, tendo de em vista a grande das amostras adquiridas não indicavam data de fabricação e validade, o que se torna preocupante do ponto de vista de saúde pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Vilson Alves de Góis, Edna Maria Mendes Aroucha, Jean Berg Alves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.