Características gerais, processos de deterioração e conservação do pescado
DOI:
Palavras-chave:
características intrínsecas, deterioração, importância nutricional.Resumo
O pescado representa um grupo de alimentos de origem animal bastante consumido, mundialmente. No Brasil, a média de consumo per capita é baixa se comparado à média de outros países. É um produto de características intrínsecas bastante específicas que o caracterizam como alimento de alto teor nutritivo, porém de fácil deterioração. O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) estabelece padrões de qualidade para peixes destinados ao consumo humano, preconizando parâmetros químicos e sensoriais. Este artigo objetiva realizar uma revisão de literatura englobando as características gerais do pescado, incluindo aspectos de importância nutricional, bem como os mecanismos de deterioração e de análise do frescor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Débora América Frezza Villar de Araújo, Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Vilson Alves de Góis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.