Composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros machos e fêmeas cruza Lacaune x Texel
DOI:
Palavras-chave:
carne de cordeiro, composição tecidual, gordura, osso, músculo.Resumo
Avaliou-se a composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros machos e fêmeas cruza Lacaune x Texel. Foram utilizadas amostras de carne proveniente de 22 cordeiros sendo, 11 cordeiros machos não castrados e 11 fêmeas, cruza Lacaune x Texel, terminados em campo nativo melhorado e suplementados com ração comercial. O critério de abate dos cordeiros foi através da condição corporal 2,5 e 3,0 (escala 1,0 a 5,0) correspondente ao índice de engorduramento da carcaça, que é exigida pelo mercado consumidor local. Após os cordeiros serem abatidos as carcaças foram acondicionadas em câmara fria, com ar forçado, a temperatura de ±10C. Para a composição tecidual da paleta e da perna sendo realizada a dissecação para a separação dos seguintes tecidos: gordura subcutânea, gordura intermuscular, outros, músculo e osso. Através da dissecação da paleta e da perna foram obtido os pesos (em kg e %) dos tecidos, sendo que a percentagem dos componentes teciduais foram calculadas em relação ao peso da paleta e da perna. Os dados foram submetidos à análise de variância, e comparação de média, ANOVA (SAS,2001). Devido os sexos não ter apresentado diferenças relevantes nas características teciduais dos cortes, mantendo as mesmas características qualitativas da carne, machos e fêmeas provenientes deste cruzamento Lacaunex Texel submetidos ao mesmo manejo alimentar podem ser abatidos e comercializados na mesma época em uma mesma categoria comercial, sem prejuízos ao produtor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Raquel Klumb Arnoni, Maria Teresa Moreira Osório, José Carlos da Silveira Osório, Julcemar Dias Kessler, Michelle da Silva Gonçalves, Roger Marlon Esteves , Marcele Souza Vilanova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.