Produção e composição química do leite de ovelhas Texel alimentadas com diferentes fontes de óleo na ração
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a produção e a composição do leite de ovelhas da raça Texel, alimentadas com diferentes fontes de óleo na ração. O experimento foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2007, no Centro Agropecuário da Palma/UFPEL, município de Capão do Leão, RS. Foram utilizadas 15 ovelhas da raça Texel, com diferentes números de lactações e número de cordeiros nascidos, sendo que estes animais nunca haviam sido ordenhados. A ordenha foi mecânica, uma vez a cada sete dias, no turno da manhã após a injeção de 15 U.I. de ocitocina IM/animal (Prolacton – Tortuga®), totalizando 8 ordenhas. Os cordeiros eram separados das ovelhas na noite anterior a ordenha e retornavam após esta. A avaliação da produção leiteira individual foi através da pesagem, com o auxílio de balança digital. Para a obtenção da composição química (proteína, lactose, gordura e sólidos totais) foram enviadas amostras individualizadas por animal em frasco contendo bromopol ao Laboratório de Qualidade de Leite da EMBRAPA Clima Temperado, Pelotas. Foram separadas em 3 tratamentos e suplementadas com ração comercial (IRGOVINO - Irgovel®): ração comercial adicionada de 5% de óleo de arroz, ração comercial adicionada de 5% de óleo de canola e ração comercial adicionada de 2% de óleo de arroz. Com disponibilidade média de 0,800kg/dia de alimento concentrado, fornecido pela manhã e pela tarde. Observou-se que a produção de leite e lactose diferiram significativamente entre os três tratamentos, diferentemente da proteína, gordura e sólidos totais que não apresentaram diferenças. Sendo que para produção de leite em 24h observou-se 1,44 (litros), 1,30 (litros) e 1,67 (litros), respectivamente para os tratamentos com 5% de óleo de arroz, com 2% de óleo de arroz e com 5% de óleo de canola. E para lactose, 61 g para o tratamento com 5% de óleo de arroz; 58,2 g para o tratamento com 2% de óleo de arroz e 75,27 g para o tratamento com 5% de óleo de canola. Concluindo-se que a produção e a composição do leite de ovelhas da raça Texel foi alterada pela fonte de óleo da dieta, sendo o óleo de canola o que proporcionou maior produção leiteira e de lactose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Jorgea Pradieé, Michelle Gonçalves, Julcemar Dias Kessler, Marcele Sousa Vilanova, Raquel Klumb Arnoni, Roger Marlon Gomes Esteves, Otoniel Geter Lauz Ferreira, Gladis Ferreira CorrêA, Maria Teresa Moreira Osório, José Carlos da Silveira Osório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.