Lesões post-mortem de equinos abatidos em frigorífico exportador de Araguari – MG
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n34.1223Palavras-chave:
Eqüídeos, Inspeção post – mortem, Patologias, Carne equinaResumo
Este trabalho teve como objetivo verificar e analisar as principais ocorrências post – mortem em eqüinos, asininos e muares abatidos em matadouro frigorífico exportador de Araguari – MG no período de 2004 a 2008. A pesquisa foi desenvolvida em Matadouro frigorífico exportador de Araguari através da análise dos arquivos contendo dados das patologias encontradas nos eqüinos abatidos. As patologias de maior ocorrência foram: brucelose, linfadenite, lesão supurada, lesão traumática e neoplasia. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. A maior prevalência encontrada foi para lesão traumática com 1,886%, a linfadenite ocupou o segundo lugar com 1,193%, as outras patologias analisadas tiveram os seguintes valores: 0,896% para neoplasia, 0,540% para lesão supurada e 0,164% para brucelose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Jacqueline Fernandes Lima Franco, Raquel Peres de Oliveira, Silvia Ferreira dos Santos, Mariana Assunção de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.