Ocorrência de melanoma em equinos abatidos em matadouro frigorífico exportador de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n1.1268Palavras-chave:
carcaças, inspeção, matadouro- frigorífico, tumor malignoResumo
Este trabalho teve por objetivo identificar a prevalência de melanoma em equinos abatidos em matadouro-frigorífico do Estado de Minas Gerais no período de 2004 a 2008 e o destino dessas carcaças inspecionadas durante exame sanitário post-mortem, baseando-se no diagnóstico macroscópico das lesões observadas, haja vista que neste frigorífico abateram-se animais de diferentes idades, cores, raças e procedências. Para a pesquisa de melanoma em carcaças o SIF faz observação do dianteiro da carcaça após a técnica do “despaletamento”, mediante a abertura da musculatura da paleta, onde detecta lesão localizada quando se limita a área da paleta, lesões generalizadas se devem a disseminação de tumores ao longo da carcaça. E por meio dos resultados das constatações executados pela equipe da inspeção é que se tem a oportunidade de firmar-se um diagnóstico e um julgamento de caso por caso e dar-se logo o destino às carnes. E no período analisado (2004 a 2008) foram abatidos 137.769 equinos, sendo registrados 1.838 acometidos pelo melanoma, com prevalência de 1,33%. Foi feito qui-quadrado e houve diferença estatística significativa entre os anos. Dos animais acometidos, 39,17% foram destinados a graxaria e 60,82% ao aproveitamento condicional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Silvia Ferreira dos Santos, Mariana Assunção de Souza, Raquel Peres de Oliveira, Ludimila de Souza, Ana Carolina Portella Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.