Levantamento soroepidemiológico de leptospirose em rebanhos bovinos leiteiros no Município de Guaíra – SP
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n14.1746Palavras-chave:
Leptospira spp; Vacas; Soroaglutinação Microscópica; Prevalência; Questionário Epidemiológico.Resumo
A Leptospirose é uma zoonose que acomete todos os mamíferos, entre eles os bovinos. A infecção é de caráter agudo a crônico, com grande polimorfismo clínico, sendo provocada por bactérias do gênero Leptospira spp. Sua importância está relacionada as perdas econômicas, pois na maioria das vezes a sintomatologia é de ordem reprodutiva como, abortos, natimortos e infertilidade; ou produtiva como queda na produção de leite e mastites. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento soroepidemiológico nos rebanhos bovinos leiteiros do Município de Guaíra – São Paulo. Foram analisadas 104 amostras de soro sanguíneo de bovinos leiteiros de 5 propriedades, através de pesquisa de anticorpos pelo teste de Soroaglutinação Microscópica (SAM). Juntamente com a análise foi elaborado um questionário epidemiológico a fim de avaliar os fatores de risco para ocorrência da infecção. A prevalência encontrada foi de 46,15% animais positivos para Leptospirose; os sorovares mais prevalentes foram Hardjo (39,53%); Grippotyphosa (24,42%); Wolffi (19,77%) Hebdomadis (12,79%); Icterohaemorragiae (2,33%) e Pomona (1,16%). Observou-se que vacas multíparas apresentaram maior predisposição para ocorrência da doença. A maior prevalência de sorovar Hardjo encontrada nos resultados sugere que a infecção nessas propriedades pode ser pela comercialização de animais, sem conhecimento do manejo sanitário dos mesmos e que a ausência da vacinação é um fator de risco para ocorrência leptospirose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Antônio Marcos Durães Banchiero Júnior, Laís Miguel Rezende, Mariana Assunção de Souza, Anna Monteiro Correia Lima-Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.