Efeitos da reutilização de dispositivo intravaginal de progesterona na eficiência reprodutiva de vacas Nelore
DOI:
Palavras-chave:
CIDR®. IATF. Reutilização. Bovinos de corteResumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da reutilização de dispositivos intravaginais de progesterona (CIDR®) na eficiência reprodutiva de vacas Nelore. O experimento foi realizado na fazenda Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia com a utilização de protocolo de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) em 110 vacas Nelore e, neste protocolo, os dispositivos intravaginais de progesterona foram reutilizados por duas vezes. No dia zero (D0), foram inseridos nos animais um dispositivo intravaginal contendo 1,9 g de progesterona (CIDR®, Pfizer). Simultaneamente, foi aplicado pela via intramuscular 1,0 mg de cipionato de estradiol (E.C.P.®, Pfizer). No sétimo dia (D7), nas vacas que possuíam um CL (corpo lúteo), detectado no D0 por ultrassonografia transretal, foi aplicado 12,5 mg de prostaglandina (Lutalyse®, Pfizer). No nono dia (D9), os dispositivos foram retirados e os animais foram novamente tratados com 1,0 mg de E.C.P. Neste mesmo dia foi feita a remoção temporária dos bezerros, por 48 horas. No D11, foi realizada a inseminação e os bezerros foram recolocados junto às vacas. Não foi detectada diferença (P= 0,138) na taxa de concepção das vacas que foram tratadas com o protocolo (49,64%) ou não (58,51%). A taxa de concepção foi semelhante para os dispositivos novos e reutilizados uma ou duas vezes (55,00% vs. 46,39% vs. 46,75%; P=0,252). O número de utilizações do dispositivo intravaginal de progesterona não influencia a taxa de concepção dos animais tratados com protocolo de inseminação artificial em tempo fixo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Paula Regina Basso Silva, Sílvia Ferreira dos Santos, Raquel Peres de Oliveira, Mariana Assunção de Souza, Ricarda Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.