Qualidade do leite pasteurizado comercializado no Município de Uberlândia, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n29.1187Palavras-chave:
Análise físico-química, análise microbiológica, lácteo, pasteurizaçãoResumo
A avaliação da contaminação microbiológica do leite é um dos parâmetros importantes para determinar sua vida útil, assegurando saúde dos consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características microbiológicas e físico-químicas de leite pasteurizado comercializado no município de Uberlândia e compará-las com os padrões estabelecidos pela legislação em vigor. Analisou-se 18 amostras, de três marcas de leite pasteurizado coletadas no comércio do município de Uberlândia-MG, realizadas no Laboratório de Controle de Qualidade de Segurança Alimentar, da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Uberlândia (LCQSA/ FAMEV/ UFU) nos meses de março e abril de 2009. Observou-se que as análises da fosfatase alcalina, peroxidase, densidade e acidez apresentaram valores normais para todas as amostras. Em relação às outras análises físico-químicas, os valores não foram satisfatórios, seis (33,33%) e nove amostras (50%) tiveram resultados inferiores ao mínimo exigido pela legislação para gordura e extrato seco desengordurado respectivamente. E o extrato seco total, 11 amostras (61,11%) estavam com valores fora do padrão vigente. Nas análises microbiológicas, para contagem de bactérias aeróbias mesófilas, sete amostras (38,88%) apresentaram resultados superiores ao máximo permitido pela legislação, coliformes totais apresentou 13 (72,22%) amostras acima e coliformes fecais oito amostras (44,44%) estavam fora do padrão permitido. Conclui-se que, de modo geral a qualidade do leite tipo C comercializado no município de Uberlândia-MG no período analisado não foi satisfatória, ou seja, não estavam conforme as normas vigentes principalmente as análises microbiológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Raquel Peres de Oliveira, Mariela Silva Moura, Renata Barbosa Andrade, Silvia Ferreira dos Santos, Mariana Assunção de Souza, Aline Monteiro dos Santos, Ana Carolina Portella Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.