Ocorrência de anticorpos contra Brucella canis e Brucella abortus em cães no município de Uberlândia, MG, Brasil
DOI:
Palavras-chave:
brucelose, canino, zoonoseResumo
A brucelose nos cães é uma importante zoonose responsável por falhas reprodutivas. Com o objetivo de investigar a ocorrência de anticorpos contra Brucella canis e Brucella abortus no município de Uberlândia e relacioná-las as variáveis sexo e idade, foram analisadas 175 amostras de soros sanguíneos de cães. A identificação dos animais reagentes foi feita por meio da Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA) e o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), para Brucella canis e Brucella abortus, respectivamente. Realizou-se o teste confirmatório de 2-Mercaptoetanol (ME) e Soroaglutinação em Tubos (SAT) nas amostras reagentes ao AAT. Não houve amostras reagentes para Brucella canis e a ocorrência de Brucella abortus foi de 1,71%. Não houve diferença estatística significativa (p<0,05) entre as variáveis, sexo e idade, associadas à infecção. Estes resultados demonstraram a ocorrência de Brucella abortus em cães oriundos do município de Uberlândia, MG. A ocorrência de Brucella abortus em cães foi motivo de surpresa e preocupação, principalmente quando se considera o íntimo contato entre o cão e o ser humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Sandra Renata Sampaio Salaberry, Vanessa Cristina Ribeiro, Maurício Gauterio Dasso, Jacqueline Ribeiro de Castro, Higor Oliveira Silva, Mariana Assunção de Souza, Ednaldo Carvalho Guimarães, Rafael Quirino Moreira, João Helder Frederico de Faria Naves, Anna Monteiro Correia Lima-Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.