Alimentos alternativos da agricultura familiar como proposta em rações para Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818)
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.103-112Palavras-chave:
Cadeia produtiva, piscicultura, nutrição, sustentabilidadeResumo
O objetivo deste estudo foi valorizar os resíduos encontrados no âmbito da agricultura familiar como proposta em rações para tambaqui Colossoma macropomum. A pesquisa foi realizada na Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA), localizada na comunidade de Santa Luzia, Estado do Pará/Brasil. O percurso metodológico consistiu na utilização de uma abordagem qualitativa, com base de natureza exploratória e pesquisa bibliográfica, além das visitas técnicas às instalações de cultivo agrícola e no setor da agroindústria. Para isto, foram utilizadas as ferramentas metodológicas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), bem como, as observações in loco, entrevistas e caminhadas transversais. Na comunidade, foram encontrados resíduos das principais atividades: açaí, acerola, banana, cacau, cupuaçu, goiaba, manga, maracujá e pupunha. Além destas, algumas famílias apresentam o cultivo de arroz, feijão e mandioca, com perspectivas de uso na nutrição de tambaquis. Portanto, considerando a redução de custos resultante do uso de alimentos alternativos para a espécie, sugere-se então a utilização desses resíduos, no sentido de minimizar os entraves pelo preço das rações comerciais dentro da cadeia produtiva, bem como, reduzir os impactos advindos do lançamento inadequado no meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fabricio Nilo Lima da Silva, Luciano Ramos de Medeiros, Alcione Antonia Nascimento de Lima, Débora Tatyane Oliveira Xavier, Antônia Rafaela Gonçalves Macedo, Adebaro Alves dos Reis, Lian Valente Brandão, Raimundo Aderson Lobão de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.