Torta de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) em dietas para juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818)
DOI:
https://doi.org/10.22256/10.22256/pubvet.v10n11.795-803Palavras-chave:
desempenho, experimento, inclusão, raçãoResumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o ganho de peso do tambaqui (Colossoma macropomum) utilizando dietas contendo níveis crescentes de torta de cupuaçu (0%, 10%, 20% e 30%). O experimento foi realizado na piscicultura São Pedro, Santa Luzia do Pará - PA. Para avaliar o ganho de peso foram utilizados 240 juvenis de tambaqui, com 100g inicial. Foram utilizadas 12 unidades experimentais com tamanho de 1,7x 2,55m2 onde cada unidade alocava 20 peixes, sendo os teores separados em triplicatas, em um período de 60 dias. O resultado comprovou que os peixes alimentados com a ração sem inclusão da torta de cupuaçu (ração controle), obteve o melhor desempenho que os peixes alimentados com os demais níveis (10%, 20% e 30% respectivamente). Concluindo que o aumento da inclusão interfere de forma negativa no desempenho zootécnico da espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Débora Tatyane Oliveira Xavier, Verucia Maria Dias Brandão, Fabricio Nilo da Silva, Lian Valente Brandão, Raimundo Aderson Lobão de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.