Qualidade da água proveniente de poço artesiano em viveiro de piscicultura
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N7.652-657Palavras-chave:
Piscicultura,Policultivo,AmazôniaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água em um viveiro de criação semi-intensiva em policultivo das espécies tilápia (Oreochromis niloticus), curimatã (Prochilodus lineatus) e surubim (Pseudoplatystoma sp.) abastecido com água de poço. As análises foram aferidas dentro de um viveiro escavado apresentando tamanho de 3200 m2 de lâmina d’água e 1,5 metros de profundidade, com declividade de 5%. Durante os 60 dias de cultivo, a cada cinco dias, em dois pontos de coletas, pela manhã (08h00) e à tarde (17h00), aferindo-se os níveis de oxigênio dissolvido na água, temperatura, transparência, potencial hidrogeniônico e amônia total. Para verificar as diferenças estatísticas significativas entre os pontos de coleta sobre a qualidade de água, as médias foram submetidas à análise de variância (ANOVA) ao nível de 5%. Durante o experimento, as variáveis mantiveram-se dentro dos limites estabelecidos como satisfatórios para o cultivo de peixes tropicais de água doce, não apresentando diferenças (p>0,05) entre os pontos de coletas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fabricio Nilo Lima da Silva, Luciano Ramos de Medeiros, Maria Sintia Monteiro da Costa, Antonia Rafaela Gonçalves Macedo, Lian Valente Brandão, Raimundo Aderson Lobão de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.