Substituição do farelo de milho por farinha de torta de tucumã em dietas para tambaqui
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n9a4071.1-8Palavras-chave:
alimento alternativo, nutrição, pisciculturaResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da substituição do farelo de milho (Zea mays L.), pela farinha de polpa do tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey.) em dietas para juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). O experimento foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Castanhal, com duração de 45 dias de cultivo. Os exemplares, com peso inicial médio de 7,8g ± 1,151g, foram distribuídos aleatoriamente em caixas polietileno com capacidade para 210 litros, em cinco tratamentos e três repetições cada, com um delineamento inteiramente casualizado, totalizando 90 animais por tratamento, 30 indivíduos por unidade experimental. As dietas foram ofertadas a uma taxa de 5% da biomassa total, seis vezes ao dia. As biometrias foram efetuadas quinzenalmente. As análises de água foram coletadas semanalmente, enquanto a sifonagem ocorreu diariamente. Ao final do experimento, foram avaliados parâmetros de desempenho zootécnico dos animais como: Ganho de peso (GP); Consumo de ração (CR); Conversão alimentar aparente (CAA); Taxa de crescimento específico (TCE); Taxa de eficiência protéica (TEP) e Taxa de Sobrevivência (S). Nas condições experimentais utilizadas, pode-se afirmar que o farelo de milho pode ser substituído em até 25% pela farinha de torta de tucumã em dietas para juvenis de tambaquis em caixa d’água, sem que haja comprometimento das variáveis de desempenho. Desta forma, fica evidenciado o seu potencial para compor dietas com boa qualidade nutritiva para peixes frugívoro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Débora Tatyane Oliveira Xavier, Priscila Pinho Soares, Janaina Fernanda Rossetto, Herivelto Beck de Souza, Jean Carlos Pianta Brisqueleal, Fabricio Nilo Lima da Silva, Raimundo Aderson Lobão de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.