Uso de ceftiofur em vacas leiteiras e sua excreção no leite
DOI:
Palavras-chave:
Resíduos de antibióticos; Kits para detecção; Saúde públicaResumo
A presença de resíduos de antibióticos em leite pode ter efeitos adversos para a saúde pública, além de prejuízos à indústria de laticínios. O objetivo desse estudo foi verificar a positividade de amostras de leite após administração intramuscular do antibiótico ceftiofur, na dose de 1 a 2 mg/kg, recomendada pelo fabricante. Seis fêmeas em lactação, divididas em dois grupos, de baixa e alta produtividade, receberam tratamento intramuscular com o antibiótico na dose especificada. Foram realizadas análises no leite ordenhado nos períodos de 12 e 24 horas após a administração do medicamento, utilizando os kits SNAP®-Idexx e CHARM®-Charm Sciences Inc. O leite resultante da ordenha após 12 horas foi positivo para as todas as fêmeas; e na ordenha após 24 horas não foi encontrado resíduo do antibiótico em nenhuma delas. Os resultados apontam que, apesar da indicação do medicamento não determinar um período de carência para o consumo do leite de animais tratados, houve positividade no leite 12 horas após a administração da droga. Isso mostra a necessidade de padronização entre os métodos de detecção de resíduos no leite e a legislação brasileira, assim como estipular períodos de carência para os medicamentos veterinários e aumentar a fiscalização dos produtos oferecidos no mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Maira Cristina, Roberta Torres de Melo, Eliane Pereira Mendonça, Letícia Ríspoli Coelho, Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.