Prevalência de Campylobacter spp. em frangos de corte e reprodutoras pesadas
DOI:
Palavras-chave:
Campilobacteriose. Aves. FezesResumo
Campylobacter spp. é o agente etiológico mais prevalente em gastrenterites de causa alimentar na Europa e Estados Unidos, sendo o trato intestinal das aves domésticas o principal reservatório destes microrganismos. Objetivou-se determinar a prevalência Campylobacter spp. em frangos e reprodutoras pesadas por meio da análise de amostras de fezes coletadas por swabs cloacais de 279 matrizes e 29 frangos de corte. A positividade das matrizes foi de 13,97% (39/279) e dos frangos de 42,37% (12/29). A alta porcentagem de isolamentos alerta para a necessidade de monitoramento destes microrganismos e outras pesquisas que visem determinar as conseqüências da infecção nos índices zootécnicos dos plantéis avícolas e contaminação da carne produzida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Roberta Torres de Melo; Letícia Ríspoli Coelho; Eliane Pereira Mendonça; Guilherme Paz Monteiro; Belchiolina Beatriz Fonseca; Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.