Qualidade microbiológica de vegetais minimamente processados
DOI:
Palavras-chave:
Coliformes. Salmonella. Segurança alimentarResumo
Com o objetivo de verificar a qualidade microbiológica em vegetais que foram minimamente processados, foram coletadas 36 amostras de vegetais folhosos e legumes em três diferentes fases: após o término do processamento na unidade produtora; na entrega do produto na cozinha industrial; e no alimento pronto para consumo no restaurante. As amostras foram submetidas à análise microbiológica por meio da quantificação de coliformes termotolerantes e presença/ausência de Salmonella spp. As contagens médias para coliformes termotolerantes em folhosas apresentaram médias de 1,4x104, 8,9x103 e 4,0x104 UFC.g-1, após o término do processamento, na entrega na cozinha industrial e no alimento pronto para consumo, respectivamente, sem diferença significativa entre elas. Em vegetais leguminosos, as contagens médias foram de 2,5x10³, 1,6x10³ e 1,3x104 UFC.g-1 respectivamente, com diferença significativa na última etapa, deixando evidente o risco do consumo. Os valores encontrados demonstram o alto índice de contaminação por coliformes termotolerantes. Não houve positividade para Salmonella spp. tanto em vegetais leguminosos quanto em folhosos, indicando conformidade com a legislação vigente. As elevadas contagens encontradas para coliformes evidenciam que há problemas no manejo sanitário destes vegetais em todos os pontos de coleta, indicando a necessidade de implantação de medidas corretivas e preventivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marília Marques Knychala; Roberta Torres de Melo; Eliane Pereira Mendonça; Letícia Ríspoli Coelho; Daise Aparecida Rossi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.