Ajuste de curvas de crescimento para à produção de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N8.815-818Palavras-chave:
Análise de perfil, Cana-de-açúcar e Dados Longitudinais.Resumo
A modelagem de curvas de crescimento é muito comum em dados provenientes de medidas repetidas no tempo, porque é possível estabelecer uma relação funcional entre o tempo e os tratamentos utilizados. O objetivo principal deste trabalho é obter uma relação funcional que estabeleça uma associação polinomial entre a produção, em toneladas, e os 5 anos em que 3 genótipos de cana-de-açúcar tiveram suas produções aferidas em um experimento instalado na Usina Porto Rico, em Alagoas, conduzido pela UFSC. O delineamento utilizado foi o blocos ao acaso, com 4 repetições. Nestes modelos assume-se curvas médias fixadas, em torno das quais existem variações aleatórias para as curvas individuais das respectivas unidades experimentais. Ficou constatado pelos critérios de AIC e BIC que a melhor estrutura é a componente da variância (VC) para representar a matriz de covariâncias do erro experimental e não estruturada (UN) para a matriz de covariância dos parâmetros de efeitos aleatórios e que o polinômio de 3º grau foi selecionado para representar a relação média entre produção e os 5 anos avaliados para os três genótipos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Wederson Leandro Ferreira, Fabio Vieira da Silva Junior, Juracy Mendes Moreira, Guido Gustavo Humada Gonzalez, Juliano Bortolini, Aurélio Ferreira Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.