Importância dos corpúsculos calcários na epidemiologia da cisticercose bovina
DOI:
Palavras-chave:
bovino, cisticercose, corpúsculos calcáriosResumo
A cisticercose bovina é uma parasitose cosmopolita. Entretanto, o diagnóstico macroscópico da cisticercose bovina é comumente motivo de dúvidas entre os fiscais sanitários durante o exame rotineiro de inspeção. Microscopicamente, considera-se como características das reações pelos cisticercos, uma borda de tecido epitelióide e uma zona de tecido de granulação na periferia, onde amiotrofia pode ser observada. Numa fase mais avançada observam-se alterações necróticas, reação inflamatória, sobretudo de eosinófilos, histiócitos em paliçada e células gigantes multinucleadas. O presente trabalho objetivou auxiliar o Serviço de Inspeção no diagnóstico da cisticercose bovina, através da identificação de corpúsculos calcáreos no exame histopatológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Raquel Lima Salgado; Davi de Oliveira Almeida, Patrícia Riddell Millar; Fernanda Martinez Xavier Alves; Fernanda Lima Cunha2; Rogério Tortelly
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.