Macrófagos espumosos no diagnóstico diferencial da doença hepática dos bovinos
DOI:
Palavras-chave:
macrófagos espumosos, fígado, bovinoResumo
Com objetivo de estudar a correlação entre a presença de macrófagos espumosos e a fotossensibilização em bovinos, foram investigados, histopatologicamente, 148 fígados bovinos abatidos em matadouros da região Norte Fluminense. Estes apresentavam lesões nodulares, de consistência firme e coloração de tonalidade desde levemente esbranquiçada até amarelada. Morfologicamente as lesões eram muito semelhantes às outras patologias, dificultando, desta maneira, o diagnóstico macroscópico durante a inspeção sanitária “post-mortem”. Microscopicamente foram observados em onze casos (7,43%) a concomitância de lesões por migração de larvas de helmintos com a presença de macrófagos espumosos, indicando a presença de fotossensibilizacao nesses animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Raquel Lima Salgado, Fernanda Martinez Xavier Alves, Patrícia Riddell Millar,Fernanda Lima Cunha, Zander Barreto Miranda,Rogério Tortelly
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.