Intubação esofágica para suporte nutricional em Tamanduá Bandeira Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758 (Xenarthra, Myrmecophagidae)

Autores

  • André Luiz Quagliatto Santos
  • Lorena Leal Rodrigues
  • Flávia Resende Martins da Costa
  • Lorena Tannús Menezes
  • Arthur Paulino Sanzo Kaminishi
  • Tatiana Grillo Leonardo
  • Liliane Rangel Nascimento

DOI:

Palavras-chave:

esofagostomia, Tamandua Bandeira, terapia nutricional

Resumo

Relata-se um caso clínico-cirúrgico de um tamanduá atendido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisas de Animais Silvestres (LAPAS) da Universidade Federal de Uberlândia, apresentando incapacidade para alimentação voluntária devido a déficit neurológico e motor. A fim de viabilizar um acesso ao sistema digestório do paciente, optou-se por intubação esofágica, pois o tubo de esofagostomia pode permanecer no local de adaptação por semanas a meses, facilitando a terapia nutricional. O número de atendimentos a tamanduás pelo LAPAS é significativo, tornando-se importante o desenvolvimento de uma técnica para terapia alimentar adequada às necessidades da referida espécie, dada sua anatomia particular.  A técnica descrita viabilizou a terapia nutricional na referida espécie durante 30 dias, de maneira simples, rápida e segura. 

Downloads

Publicado

11-09-2015

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

1.
Santos ALQ, Rodrigues LL, Costa FRM da, Menezes LT, Kaminishi APS, Leonardo TG, et al. Intubação esofágica para suporte nutricional em Tamanduá Bandeira Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758 (Xenarthra, Myrmecophagidae). Pubvet [Internet]. 11º de setembro de 2015 [citado 22º de janeiro de 2025];5(12). Disponível em: https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2339

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>