Anatomia da fixação proximal do músculo reto femoral em humanos, Cebus apella e Alouatta guariba
DOI:
Palavras-chave:
músculos, primatas, tendãoResumo
Realizou-se um estudo anatômico comparativo do músculo reto femoral entre primatas que possuem posição bípede, os humanos; e quadrúpede, macaco prego Cebus apella emacaco bugio Alouatta guariba, todos fixados em formol 10% e cuidadosamente dissecados. Nos humanos, o músculo reto femoral apresentou um tendão na espinha ilíaca ântero-inferior (cabeça reta) e outro que acompanha a borda do acetábulo, aderindo firmemente à cápsula articular (cabeça reflexa). Todos os espécimes de macacos apresentaram dois tendões de fixação, apenas com origens e estruturas diferentes. Em 33% das peças humanas ocorreu um tendão recorrente, tendo uma parte que se une à inserção do músculo glúteo mínimo e outra que se une ao ligamento ílio-femoral na linha do trocânter maior. Não foi encontrado em nenhum dos espécimeso tendão recorrente. A cabeça reflexa é relativamente fixa e o tendão recorrente tem função de provocar maior estabilidade na parte anterior da articulação do quadril. Pela disposição, comprimento, largura e relação íntima com a cápsula articular, pode-se considerar que há níveis distintos de importância entre as fixações do músculo reto femoral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Lorena Tannús Menezes Amado, Gilmar da Cunha Sousa, Daniela Cristina de Oliveira Silva, Zenon Silva, Roberto Bernardino Júnior, Miguel Antônio Facury Neto, Frederico Balbino Lizardo, Lázaro Antônio dos Santos, Roseâmely Angélica de Carvalho Barros, André Luiz Quagliatto Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.