Fratura mandibular em cão atendido no Hospital Veterinário de Uberlândia – Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n40.1262Palavras-chave:
cirurgia, cavidade oral, traumatismosResumo
Fraturas de mandíbula e maxila são comuns em cães e gatos, representando 3% de todas as fraturas em cães e 15% das que ocorrem em gatos, a principal etiologia dos traumatismos geralmente são os atropelamentos, quedas e brigas. Muitos tratamentos são propostos para a correção desse defeito, como o uso de pino intramedular, a fixação esquelética externa, a cerclagem e o uso de acrílicos e placas ósseas. O presente estudo relata o caso de um cão da raça Poodle, adulto, apresentando fraturas na mandíbula, com perda óssea, além de lesão ocular, causados por mordeduras de outro animal. A técnica utilizada neste foi a transfixação com pino intramedular liso de Kirschner para a região rostral, associada à placa óssea para a área do corpo mandibular. O tratamento prescrito no período pós-operatório foi a base de antibiótico, antiinflamatório e analgésico e dieta pastosa. A recuperação total do animal se deu após 30 dias de procedimento cirúrgico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Flávia Resende Martins da Costa, Ananda da Costa Viana, Driene Bastos Soares, Renata Dias Rodrigues, Juliana Capello Toledo, Rafael Rocha de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.