Anatomia da cloaca de algumas espécies de Pleurodira (Reptilia: Testudines)
DOI:
Palavras-chave:
cloaca, bolsa cloacal, coprodeu, urodeu, proctodeu, Testudines e PleurodiraResumo
O estudo proposto investiga as disposições das aberturas dos ureteres, da uretra e dos ovidutos nas fêmeas e dos ductos deferentes nos machos e o arranjo dos compartimentos da cloaca, em quatro espécies das famílias Podocnemididae e Chelidae. As cloacas, estudadas anatomicamente, são formadas por três compartimentos: coprodeu, urodeu e proctodeu. No entanto, nenhuma delas está conectada aos ureteres, pois estes desembocam diretamente no urodeu. Nas espécies pesquisadas do gênero Podocnemis, existe uma membrana que separa o coprodeu do urodeu, mas que não está presente nos espécimes da família Chelidae, utilizados nesta pesquisa. Em Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis e Chelus fimbriatus, a uretra se insere cranioventralmente no urodeu, mas, em Phrynops geoffroanus, a uretra conecta-se com o urodeu em posição vertical e ventral. Nos machos de Podocnemis, os ductos deferentes desembocam em papilas intramurais e caudalmente aos óstios dos ureteres. Nos machos de P. geoffroanus e de C. fimbriatus e em todas as fêmeas estudadas, os ductos dos aparelhos reprodutores e os ureteres abrem-se em um seio urogenital. Nas fêmeas de P. geoffroanus e de C. fimbriatus, em estágio de reprodução, os ovidutos projetam-se para o urodeu e formam um par de papilas de contornos arredondados, com uma abertura ventral. Nas espécies do gênero Podocnemis, o urodeu comunica-se com o proctodeu por meio de uma fenda. Estão presentes no proctodeu duas bolsas cloacais. A passagem do coprodeu para o proctodeu ocorre caudodorsalmente à prega urogenital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Marcelo Alcântara Rosa, André Luiz Quagliatto Santos, Lorena Tannús Menezes, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Natália Siqueira D'Aparecida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.