Tratamento de traumatismo craniano em gambá Didelphis albiventris Linnaeus, 1758 (Marsupialia, Didelphidae)
DOI:
Palavras-chave:
marsupial, traumatologia, dexametasona, ácido tranexâmicoResumo
Traumatismo craniano consiste em lesões agudas e crônicas ao encéfalo, incluindo os hemisférios cerebrais, cerebelo e tronco cerebral. É relatado um caso de um gambá macho Didelphis albiventris, apresentando movimentos descoordenados e pupila dilatada hiperestesia no abdômen, falta de coordenação e paralisia nos membros pelvinos. O tratamento prescrito foi Dexametasona e Ácido tranexâmico nas doses de 1 mg/Kg e 10 mg/Kg respectivamente. Observou-se efetividade do tratamento do gambá vítima de traumatismo craniano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Juliana Macedo Magnino Silva, Heloísa Castro Pereira, Liliane Rangel Nascimento, Lorena Tannús Menezes, Árthur Paulino Sanzo Kaminishi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.