Lobos pulmonares e formação dos brônquios do gato mourisco (Herpailurus yagouaroundi - Severtzow, 1848) (Felidae)
DOI:
Palavras-chave:
Pulmão, brônquios, traquéia, Herpailurus yagouaroundiResumo
Os pulmões são órgãos respiratórios pares, direito e esquerdo e divididos em lobos por profundas fissuras interlobares. O pulmão direito possui quatro lobos: cranial, médio, caudal e acessório. É maior do que o pulmão esquerdo, e este é dividido em parte cranial do lobo cranial, parte caudal do lobo cranial e lobo caudal. O conhecimento da morfologia destes orgãos nesta espécie silvestre nos auxilia no tratamento de moléstias respiratórias, cirurgias, cateterismo e até a auscultação. Um gato mourisco, fêmea que veio á óbito por morte natural do Zoológico Parque do Sabiá, Uberlândia-MG, foi encaminhado ao LAPAS. Este foi fixado em formol à 10% e seus pulmões e traquéia foram retirados para pesquisa. A traquéia de divide em brônquios principais direito e esquerdo. O direito se subdivide em brônquios lobares cranial, médio, acessório e caudal. O lobar cranial emite os brônquios segmentares cranial e caudal, o lobar médio emite os segmentares dorsal e ventral, o lobar acessório emite os segmentares dorsal e ventral, o lobar caudal emite os segmentares basal dorsal, basal ventral, basal lateral, dorsal cranial e dorsal caudal. O esquerdo se subdivide em brônquios lobares cranial e caudal. O lobar cranial emite os segmentares cranial e caudal, o lobar caudal emite os segmentares basal dorsal, basal ventral, basal lateral, dorsal cranial e dorsal caudal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Flávio Machado de Moraes, Saulo Fernandes Mano de Carvalho, Lorena Tannús Menezes, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo,Liliane Rangel Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.