Músculos da face lateral e medial da pelve e da coxa de Coendou prehensilis (Linnaeus, 1758) (Rodentia, Erethizontidae)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n20.1125Palavras-chave:
anatomia, músculos, ouriço cacheiro, membros pelvinosResumo
O propósito da pesquisa foi estudar os músculos da face lateral e medial da pelve e da coxa de Coendou prehensilis utilizando quatro exemplares adultos que foram encaminhados ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres. Os animais tiveram a artéria aorta torácica canalizada e preenchida com solução corada de Neoprene Látex “450” ®. A veia jugular também foi canalizada e preenchida com solução de formol a 10%. Os membros pélvicos foram dissecados de modo a identificar a musculatura do membro pelvino, procurando descrever morfologicamente os músculos destas peças. No sentido crânio-lateral, os músculos laterais superficiais são: tensor da fáscia lata, reto femoral, vasto lateral, partes cranial e caudal do bíceps femoral, semitendíneo e dorsalmente a fáscia toracolombar e sua continuação em glúteo superficial; e os músculos mediais superficiais são: vasto medial, sartório e grácil. No sentido crânio-caudal, os músculos laterais profundos da pelve e da coxa são: glúteo médio, glúteo profundo, gêmeos, obturador interno e quadrado femoral; e os músculos mediais profundos são: pectíneo, adutor e semimembranáceo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Saulo Fernandes Mano de Carvalho, Lorena Tannús Menezes, Liliane Rangel Nascimento, Árthur Paulino Sanzo Kaminishi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.