Efeito de diferentes antibióticos na composição do diluente, sobre a viabilidade do sêmen suíno refrigerado
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n19.1121Palavras-chave:
sêmen refrigerado, suínos, antibióticosResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes antibióticos (Cloridrato de Ceftiofur, Sulfato de Estreptomicina e Sulfato de Gentamicina) na composição do diluente, sobre a viabilidade espermática e crescimento bacteriano do sêmen refrigerado de reprodutores suínos. Experimento 1: Após a colheita, o ejaculado filtrado foi diluído para uma concentração de 50 x 106 espermatozóides por mL, e posteriormente à diluição, no momento T0 avaliou-se motilidade total (%), motilidade progressiva (%) e vigor (0 - 5). As amostras foram refrigeradas a 17°C em três tratamentos: Tratamento I – sêmen diluído com Proli-Max® e Cloridrato de Ceftiofur; Tratamento II – sêmen diluído com Proli-Max® e Sulfato de Estreptomicina; Tratamento III – sêmen diluído com Proli-Max® e Sulfato de Gentamicina. Novas avaliações foram realizadas com 24, 48 e 72 horas de refrigeração, após aquecimento das amostras em banho-maria a 37°C por 10 minutos. Experimento 2: Foi inoculado 100 microlitros de uma amostra de sêmen refrigerado por zero, 24, 48, e 72 horas em placas de Petri de acordo com os grupos: Grupo I – sem antibiótico; Grupo II – Cloridrato de Ceftiofur; Grupo III–Sulfato de Estreptomicina e Grupo IV–Sulfato de Gentamicina. As placas foram mantidas em estufa a 37°C por um período de 48 horas para observação de crescimento de colônias de bactérias. Os resultados demonstraram que o antibiótico Sulfato de Gentamicina apresentou uma menor eficiência para a manutenção da viabilidade espermática até 72 horas de refrigeração e demonstrou ser o melhor para o controle do crescimento bacteriano no sêmen de reprodutores suínos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Elen de Paula Matias Moutinho; Karen Martins Leão; Rossane Pereira da Silva; Natália do Carmo Silva; Moraima Castro Rodrigues; Marco Antônio Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.