Qualidade e composição nutricional de ovos convencionais e caipiras comercializados em Rio Verde, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n35.1228Palavras-chave:
galinhas caipiras, qualidade, ovosResumo
O trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade interna, externa, microbiológica, os níveis de colesterol na gema e a composição centesimal de ovos convencionais (ovo de casca branca e marrom) e caipiras comercializados em Rio Verde, Goiás. Os ovos foram adquiridos em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade de Rio Verde ao acaso, sem observar a data de validade do produto e simulando a escolha do consumidor. Os ovos caipiras apresentaram melhor qualidade interna que os ovos convencionais, refletida principalmente no melhor valor de unidade Haugh (p>0,05). Não ocorreu crescimento microbiano de coliformes totais e fecais em nenhum dos tratamentos. Quanto à composição centesimal os percentuais de cinzas, umidade e extrato etéreo não diferiram entre si (p>0,05). Os teores de proteína foram diferentes entre os tratamentos, sendo maior valor o dos ovos convencionais marrons. Não houve diferença entre os tratamentos quanto aos níveis de colesterol na gema. Conclui-se os ovos caipiras apresentam melhor qualidade interna, porém, não existem diferenças significativas quanto aos níveis nutricionais e microbiológicos entre os diferentes tipos de ovos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fabiana Ramos dos Santos, Lívia da Cunha Moreira Pereira, Cibele da Silva Minafra, Priscila Alonso dos Santos, Andrea Luciana dos Santos, Paula Rodrigues Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.