Carboidrases em rações de frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n11.861-872Palavras-chave:
avicultura, enzimas exógenas, nutrição animalResumo
A suplementação de enzimas exógenas em rações avícolas tem sido motivo de diversos estudos nos dias atuais, pois com a inclusão de carboidrases melhora o valor nutritivo das dietas de frangos de corte, principalmente àquelas a base de milho, sorgo e farelo de soja. Os fatores antinutricionais contidos nestas dietas reduzem a performance do animal, porém as enzimas exógenas adicionadas à alimentação, tornam os nutrientes, que não seriam utilizados, acessíveis a absorção intestinal das aves, melhorando o desempenho zootécnico e aumentando a digestibilidade. Esta revisão é feita com intuito de mostrar a ação de carboidrases (arabinase, β-glucanase, celulase, hemicelulase, pectinase e xilanase) na alimentação de frangos de corte e o aproveitamento de compostos orgânicos pelo organismo animal para melhorar os índices zootécnicos, desempenho e digestibilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Diones Montes da Silva, Denise Russi Rodrigues, Alison Batista Vieira Silva Gouveia, Sabina Alves Mesquita, Fabiana Ramos dos Santos, Cibele Silva Minafra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.