Viabilidade do uso de vacas paridas como receptoras de embriões Senepol
DOI:
Palavras-chave:
Bovinos de corte, inseminação artificial em tempo fixo, transferência de embrião, vacas receptorasResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade do uso de vacas paridas como receptoras de embriões Senepol. Foram utilizadas 700 vacas Nelore paridas da propriedade Santa Terezinha, localizada no município de Uberlândia-MG, durante a estação de monta de 61 dias, em 2006. As vacas foram divididas em dois grupos: Grupo IA (n= 481) e Grupo TE (n=219). Ambos os grupos foram submetidos a um protocolo para sincronização de cio. O Grupo IA foi inseminado artificialmente no dia 11 do protocolo com sêmen de touro Nelore. O Grupo TE recebeu embriões Senepol no dia 18 do protocolo. O diagnóstico de gestação foi realizado com aparelho de ultrasonografia 35 dias após a inseminação artificial (IA) ou transferência de embrião (TE). As vacas diagnosticadas como vazias foram submetidas a novos protocolos de sincronização e novamente inseminadas (Grupo IA) ou receberam novos embriões (Grupo TE). Não foi detectado efeito de grupo (P>0,10) na de taxa de concepção à primeira inseminação (46,8%) ou transferência de embrião (41,6%), taxa de gestação ao final da estação de monta (56,8% Grupo IA vs. 55,8% Grupo TE) e nos dias médios para ficar gestante (18,30 ± 0,96 Grupo IA vs. 19,90 ± 1,44 Grupo TE). Conclui-se que vacas paridas podem ser utilizadas como receptoras de embriões sem perda da eficiência reprodutiva com conseqüente aumento na lucratividade da atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Leandro Orlando Nunes; Carolina Cardoso Nagib Nascimento; Líria Queiroz Luz Hirano; Ricarda Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.