Estação de monta de um rebanho nelore no Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n34.1218Palavras-chave:
gado de corte, taxa de prenhez, bezerrosResumo
Objetivou-se com este trabalho apresentar as taxas de prenhez de categorias animais diferentes do primeiro ano de uma estação de monta realizada no estado de Goiás, bem como ressaltar a importância dessa prática tão simples, mas que proporciona ganhos tanto produtivos quanto financeiros para o produtor. O rebanho era composto por 334 matrizes, das quais 48 eram novilhas, 123 primíparas e 163 multíparas. A estação de monta compreendeu os meses de dezembro de 2010 a abril de 2011, sendo que as novilhas entraram com 15 dias de antecedência em relação ao restante do rebanho e a proporção de touros/vaca foi 1:30. O diagnóstico de prenhez foi feito por meio de ultrassonografia 45 dias após o final da estação. A taxa de prenhez foi de 79,1%, 51,2% e 67,4% respectivamente para novilhas, primíparas e multíparas, revelando a dificuldade das primíparas para se adequarem à estação de cobertura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gabriela Lucia Bonato, Ricarda Maria dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.