Valina, isoleucina e leucina para aves
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n1.1652Palavras-chave:
aminoácidos alifáticos, nutrição animal, proteína idealResumo
Esta revisão teve como objetivo demonstrar a importância da valina, isoleucina e leucina na nutrição de aves, destacando o metabolismo desses aminoácidos, suas funções e exigências para frangos de corte e poedeiras. Quando se trabalha com o conceito da proteína ideal e com níveis de proteína bruta reduzidos nas rações, a adição de aminoácidos industriais é essencial, para que os animais recebam o aporte ideal de aminoácidos essenciais e não essenciais. A valina, isoleucina e leucina são aminoácidos essenciais para as aves em todas as fazes de criação, em dietas a base de milho e farelo de soja e com baixo nível de proteína bruta a valina é considerada o quarto aminoácido limitante e a isoleucina o quinto. Já a leucina dificilmente precisa ser adicionada às dietas, pois é encontrada em grande quantidade nos alimentos normalmente usados nas formulações. Além da importância de definir as exigências nutricionais desses aminoácidos é necessário definir suas relações com a lisina, evitando assim excesso de aminoácidos e um possível antagonismo entre eles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Bruno Andreatta Scottá, Priscila Furtado Campos, Ana Paula Cardoso Gomide, Carlota Coelho Barroca, Andressa da Silva Formigoni, Bárbara Lopes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.