Zeolita na dieta de bovinos de corte
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n26.1168Palavras-chave:
aditivo, nutrição, ruminantes , ureia, zeolitaResumo
A criação de bovinos de corte é uma práticaemascensãoem diversas regiões do Brasil. Sendo a alimentação o principalfator de custo da propriedade, torna-se muitoimportante o estudo de meiosque possam aumentar a capacidade de aproveitamento da dietapelosanimais, tornando maisviável a utilização de determinadosnutrientes. Por essemotivo, nosúltimosanos, tem havido considerávelinteresse na redução das perdas de compostos nitrogenados (N) pelosruminantes. Dentreestesmeios está a utilização de aditivos, sendo quealgunsjá estão consolidados (antibióticos, ionóforos, tamponantes) e outrosainda estão sendo avaliados (zeolita). A altacapacidade de troca catiônica e a marcada preferênciapelo NH4 +, K+,Ca 2+, Na+e Mg2+ fazem crerque a zeolita tem umaltopotencialparaser usada comoaditivo alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Larissa Rodrigues de Azevedo Câmara, Sebastião de Campos Valadares Filho, Ana Paula Cardoso Gomide, Maria Ignez Leão, Bruno Andreatta Scottá, Camila Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.