Topografia do cone medular de Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis, Linnaeus, 1758) (Rodentia)
DOI:
Palavras-chave:
anatomia, medula espinhal, roedores, anestesiaResumo
A anestesia caudal foi proposta pela primeira vez em 1926 e diversas técnicas foram desenvolvidas para anestesiar os nervos espinhais lombares e sacrais. Este estudo determinou a topografia do cone medular de Coendou prehensilis, utilizando seis espécimes adultos, vindos do Zoológico Parque do Sabiá Uberlândia-MG. No LAPAS estes foram fixados em solução aquosa de formol à 10%. Foi feita incisão de pele, os músculos da coluna vertebral foram retirados, os arcos vertebrais foram seccionados para visualização da medula espinhal e seus envoltórios. Em todos os espécimes o cone medular iniciou-se na quarta vértebra lombar (L4) e terminou na segunda vértebra sacral (S2), o seu comprimento variou de 5,9cm to 4,7cm. Conclui-se que o melhor local para anestesia epidural do membro pélvico no Coendou prehensilis é entre as vértebras L4 e S2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Saulo Fernandes Mano de Carvalho, Lorena Tannús Menezes, Liliane Rangel Nascimento, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.