Ciatostomíneos: uma revisão sobre a biologia, importância clínica e controle
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n2a266.1-7Palavras-chave:
pequenos estrôngilos,equinos,ciatostominose,controle integradoResumo
Os membros da subfamília Cyathostominae são conhecidos como ciatostomíneos ou “pequenos estrôngilos”. Estes compõem um grupo de 50 espécies que podem parasitar equídeos, e são os parasitos mais prevalentes e resistentes aos anti-helmínticos em equinos jovens e adultos. Os ciatostomíneos comprometem o peristaltismo e a conversão alimentar, formando nódulos na parede do trato gastrintestinal a cada mudança de estádio larval. Além disso, podem ocasionar a Ciatostominose larval, uma síndrome clínica associada a emergência maciça de larvas encistadas. O controle destes parasitos é feito por meio da administração de anti-helmínticos, porém a ocorrência de resistência dos ciatostomíneos frente aos antiparasitários é uma realidade. Para a obtenção de um controle anti-helmíntico eficiente é fundamental o acompanhamento coproparasitológico e médico veterinário, com a realização de testes de eficácia periódicos, para que se possam estabelecer estratégias de controle adequadas para cada propriedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Natália Soares Martins, Diego Moscarelli Pinto, Laís Leal da Cunha, Julia Somavilla Lignon, Tainá Ança Evaristo Mendes Cardoso, Alice Mueller, Felipe Geraldo Pappen, Leandro Quintana Nizoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.