Síndrome glaucomatosa em Chihuahua: da hipertensão ocular ao glaucoma
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a588.1-7Palavras-chave:
Cão, cegueira, glaucoma, tratamentoResumo
O glaucoma é definido como a via final de um conjunto de enfermidades oftálmicas caracterizadas pela perda progressiva de sensibilidade e função, seguida de morte, das células ganglionares da retina e pela perda axonal do nervo óptico, com consequente redução do campo visual, conduzindo à cegueira, causado pelo aumento da pressão intraocular (PIO) considerada normal no cão entre 10 e 20 mm Hg. Nos animais pode ser classificado com relação a sua possível causa como primário, secundário ou congênito, com relação à aparência do ângulo de drenagem como glaucoma de ângulo aberto, de ângulo estreito ou de ângulo fechado, ou quanto a duração ou estágio da doença, como agudo, crônico ou absoluto. O diagnóstico é baseado nas manifestações clínicas associado com a utilização de tonometria, gonioscopia, ultrassonografia e eletrorretinografia. O tratamento é feito com base em fármacos que diminuem a PIO, podendo ser necessária associação com procedimentos cirúrgicos. As técnicas cirúrgicas objetivam diminuir a produção do humor aquoso, lesionando o corpo ciliar ou incrementando sua drenagem, através de vias alternativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Isadora Lobão Torres Santiago, Raphael Willian Ponte Neres, Stephany Ramos Pedrosa, Maurício de Andrade Bilhalva, Tainá Ança Evaristo, Franciéli Ribeiro Silva, Paula Priscila Correia Costa, Maysa Seibert de Leão, Thaíssa Gomes Pellegrin e Michaela Marques Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.