Frequência de Ancylostoma spp. em amostras fecais ambientais nas praças públicas de Pedro Osório, RS
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n4a315.1-7Palavras-chave:
Zoonoses, cães, saúde pública, parasitos gastrointestinaisResumo
Foram acompanhadas duas praças municipais na cidade de Pedro Osório/RS, entre os meses de dezembro de 2017 e novembro de 2018, sendo coletadas amostras fecais ambientais com a finalidade da identificação de parasitos com potencial zoonótico, como o Ancylostoma spp., potencial causador da dermatite parasitária denominada Larva Migrans Cutânea (LMC). O método diagnóstico utilizado foi a técnica copro-parasitológica Willis-Mollay. Obteve-se como resultado a prevalência de 61,11% e 50% de ovos de Ancylostoma spp., respectivamente. Os dados amostrais foram submetidos a análise estatística conforme Distribuição Normal Padrão (Z) e Intervalo de Confiança (IC) para proporção, com nível de significância de 5% (α = 1,96), obtendo-se com IC em P1 (0,6178 ≤ π ≤ 0,6044) = 95% e em P2 (0,5136 ≤ π ≤ 0,4864) = 95%, demonstrando que há a possibilidade da população local contaminar-se com esse agente zoonótico no ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Tainá Ança Evaristo, Julia Somavilla Lignon, Thaíssa Gomes Pellegrin, João Luis Camassola, Alexsander Ferraz, Maysa Seibert Leão, Gabriela Garcia Fuentes, Tatiana de Ávila Antunes, Felipe Geraldo Pappen, Diego Moscarelli Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.