Prevalência de nematódeos intestinais em equinos da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n12a464.1-5Palavras-chave:
cavalos, ciatostomíneos, parasitos,cavalos,ciatostomíneos,parasitosResumo
O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de nematódeos intestinais em equinos da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Doze propriedades foram incluídas no estudo. Foram analisados 385 equinos, machos e fêmeas, com idade entre seis meses e 27 anos. As fazendas foram consideradas infectadas quando pelo menos um equino analisado foi positivo. A pesquisa parasitológica foi realizada por meio das técnicas de McMaster e Coprocultura. Ciatostomíneos foram encontrados em todas as propriedades e Strongylus vulgaris em apenas duas. A prevalência de nematódeos intestinais nos equinos foi: Ciatostomíneos (96,36%), Parascaris equorum (12,21%), Oxyuris equi (10,13%) e Strongyloides westeri (3,12%). O conhecimento acerca da prevalência dos nematódeos intestinais poderá contribuir para elaboração de programas de controle parasitário na região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Natália Soares Martins, Diego Moscarelli Pinto, Thaís Cozza dos Santos, Tatiana de Ávila Antunes, Tainá Ança Evaristo Mendes Cardoso, Aníbal Janczak Torres, Pedro Kutscher Ripoll, Leandro Quintana Nizoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.