Padronização de um ELISA proteína-G (ELISA-G) para diagnóstico de Lentivírus de Pequenos Ruminantes (LVPR) em caprinos
DOI:
Palavras-chave:
CAEV, ELISA-i, ELISA-G, IDGA, imunodiagnóstico, Proteína G, western blot, imunoblotResumo
Para o diagnóstico das lentiviroses de pequenos ruminantes a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) preconiza o uso da imunodifusão em gel de ágar (IDGA) e do ELISA. O ELISA apresenta maior sensibilidade do que a IDGA, porém existe o risco de ocorrerem resultados falso-positivos. Com o intuito de minimizar estas reações falso-positivas, foi padronizado um ELISA utilizando conjugado de proteína-G (ELISA-G), que se liga com grande afinidade às imunoglobulinas caprinas e ovinas. O ELISA-G foi padronizado partindo das condições de reação estabelecidas em um ELISA-indireto (ELISA-i), usando-se como padrão de definição de positividade e negatividade dos soros os testes de IDGA (Antígeno CAEV – IDGA; Biovetech®, Brasil) e o western blot (WB) associados em paralelo. Os valores da relação positivo/negativo (P/N) para os soros padrão foi significativamente superior (P < 0,05) no ELISA-G (10,9) do que no ELISA-i (4,8). Ao testar um grupo de soros positivos e negativos, observou-se, basicamente, o mesmo comportamento, com valores de P/N, no ELISA-G de 4,68 e no ELISA-i de 3,33, demonstrando maior capacidade de discriminação no caso do ELISA-G, o que é altamente desejável em padronização de ensaios imunoenzimáticos (EIE). Este teste necessita ser validado (estimativa da sensibilidade e especificidade) com base no teste de um número significativo de amostras da população de caprinos e ovinos, representativas das diferentes condições epidemiológicas existentes no Brasil, para que possa ser utilizado no diagnóstico sorológico de LVPR em programas de controle de LVPR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Michele Moreira M. Oliveira, Roberto Soares de Castro, Sheila Machado Gomes, Ana Claudia Campos, Sérgio Alves do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.