Comparação de desempenho de bovinos Nelore e mestiços Nelore-Rubia Gallega em sistema de confinamento
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n6.1691Palavras-chave:
conversão alimentar; cruzamento industrial; rendimento de carcaça.Resumo
A utilização de confinamentos para a terminação de bovinos de corte vem crescendo no Brasil, juntamente com a adoção de cruzamentos para aumentar a eficiência produtiva dos animais nesse sistema intensivo. Objetivou-se comparar o ganho em peso médio diário, o rendimento de carcaça, a conversão alimentar e a eficiência biológica de novilhos da raça Nelore e de mestiços Nelore-Rubia Gallega mantidos em confinamento. Foram utilizados 276 bovinos inteiros, sendo 140 da raça Nelore e 136 mestiços com idade variando entre 21 e 24 meses de idade. Os animais foram separados em baias coletivas de acordo com o grupo genético, permanecendo 87 dias no confinamento. As dietas fornecidas eram de alto concentrado, com exceção da dieta de adaptação. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa estatístico SAS,e as médias do peso inicial, ganho médio diário e peso final foram comparadas pelo teste t (p<0,01). O rendimento de carcaça foi determinado em relação ao peso de corpo vazio da carcaça quente e o peso vivo de saída. A conversão alimentar foi calculada através dos Kg de MS consumidos/Kg de ganho. A eficiência biológica foi medida tendo em vista a quantidade de Kg de MS consumida/arroba de carcaça produzida.O ganho médio diário, peso final médio e rendimento de carcaça dos animais mestiços Nelore-Rúbia Gallega foram superiores em relação aos animais da raça Nelore (p<0,01). Quanto a conversão alimentar os mestiços consumiram 1,39 Kg de MS a menos para cada Kg de ganho em peso. Em relação a eficiência biológica para cada arroba produzida os animais Nelores tiveram que consumir 37,09 Kg de MS a mais do que os mestiços Nelore-Rubia Gallega. A utilização de animais com genética Rubia Gallega em cruzamentos com animais da raça Nelore proporcionou melhoria nos parâmetros avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rodrigo Zaiden Taveira, Osvaldo José da Silveira Neto, Allinydas Graças Amaral, Thais Nunes Luz, Vanderly Alves de Brito Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.