Alguns aspectos da interação nutrição-reprodução em bovinos: energia, proteína, minerais e vitaminas
DOI:
Palavras-chave:
bovinos, desempenho reprodutivo, interação nutrição-reprodução, fertilidade.Resumo
A nutrição é fator de impacto no desempenho reprodutivo de bovinos. Um período crítico e de grande importância num sistema de produção corresponde ao pós-parto, quando normalmente ocorre desequilíbrio entre a necessidade e a ingestão de nutrientes, levando a balanço energético negativo, com alterações nos níveis reguladores da função reprodutiva. Os efeitos do balanço energético negativo na fertilidade de fêmeas bovinas parecem ser mediados por alterações metabólicas e endócrinas; desta forma, o status nutricional é fator chave na regulação da reprodução de bovinos, sendo provável que os aspectos mais pesquisados da interação nutrição-reprodução sejam os efeitos do consumo de energia na dieta e das reservas de energia corporal sobre a maturação sexual e o retorno a ciclicidade pós-parto. A energia da dieta é o nutriente que mais afeta a reprodução em fêmeas bovinas, e sua ingestão insuficiente está correlacionada com baixos desempenhos reprodutivos, atrasos na idade à puberdade e no intervalo da primeira ovulação e estro pós-parto, redução nas taxas de concepção e gestação em vacas. A nutrição protéica tem papel importante no desempenho reprodutivo e produtivo de bovinos, com influência no ganho de peso, produção de leite e fertilidade, entre outros parâmetros. Alguns minerais e vitaminas têm sido implicados como fundamentais nos processos reprodutivos, por reduzirem a incidência de distúrbios reprodutivos e melhorarem o desempenho animal. Desta forma, a melhoria no status mineral e vitamínico de vacas no final da gestação e no início da lactação é fator determinante para a melhora do desempenho reprodutivo destes animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Juliano Cesar Dias, Alexandre Floriani Ramos, Venício José de Andrade, Lucas Luz Emerick, Jorge André Matias Martins, Fernando Andrade Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.