Algumas considerações sobre o sistema radicular de plantas forrageiras
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n6.1687Palavras-chave:
aspectos químicos, físicos e biológicos.Resumo
Ao descrever e estudar organismos vegetais, é normal subdividi-los em partes acima da superfície do solo, denominada parte aérea e a parte abaixo da superfície do solo, denominada parte subterrânea. Na maioria das pesquisas com pastagens, o estudo do crescimento e do desenvolvimento da parte aérea das plantas é priorizado em detrimento à sua interdependência com as raízes e à influência dos atributos físicos e químicos do solo, do clima e do manejo da planta forrageira sobre essas variáveis. Portanto, um sistema radicular vigoroso reduz o tempo de rebrotação das plantas, diminuindo os ciclos de pastejo e elevando a produção anual da planta forrageira, além de aumentar a resistência das plantas forrageiras ao estresse hídrico e sua competitividade por nutrientes. No entanto, para que isso ocorra, é necessária uma estrutura do solo favorável ao seu crescimento, como uma baixa resistência a penetração das raízes e espaço poroso adequado ao movimento de água e gases. Estudar o sistema radicular de qualquer cultura não é uma tarefa fácil, pois a variabilidade física, química e biológica do solo exerce influência na distribuição das raízes, podendo levar a coleta de resultados não condizentes com a realidade. A falta de atenção que o sistema radicular dos vegetais recebe em relação de sua parte aérea se justifica, em parte, devido aos difíceis e entediantes métodos de avaliação de raízes. Portanto, conhecendo a distribuição das raízes de uma planta forrageira, têm-se os subsídios necessários, que permitam o melhor uso das técnicas de manejo da planta forrageira, irrigação, adubação e dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Guilherme de Lira Sobral Silva, Maria Socorro de Souza Carneiro, Francisca Mirlanda Vasconcelos Furtado, Francisco José de Seixas Santos, Maykon Sousa da Silva, Newton de Lucena Costa, João Avelar Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.