Leites fermentados: histórico, composição, características físico-químicas, tecnologia de processamento e defeitos
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n27.1424Palavras-chave:
leites fermentados, fermentação lática, tecnologia de fabricação, alimentos funcionaisResumo
Leite fermentado é o nome genérico dado a produtos como: iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada. Este nome se deve ao fato do leite ser inoculado com culturas iniciadoras de microrganismos ácido-láticos, que convertem parte da lactose do leite em ácido lático por meio da fermentação. A fermentação lática aumenta o prazo de validade do leite, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas e/ou deteriorantes. Outras substâncias também são formadas no processo de fermentação, conferindo aos produtos características sensoriais desejáveis. Originalmente populares no Oriente Médio, os leites fermentados tiveram uma difusão mundial de seu consumo, principalmente a partir do desenvolvimento de produtos adicionados de ingredientes como frutas e aromatizantes. A relação destes produtos como alimentos funcionais, que visam benefícios à saúde, a simplicidade da tecnologia de fabricação, o preço acessível e o relativo elevado prazo de validade em relação ao leite, são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso destes produtos no mundo. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o histórico, a importância, a composição, características físico-químicas, a fabricação e os defeitos que podem ocorrer nos leites fermentados, com ênfase no iogurte e kefir.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Carla da Silva Carneiro, Fernanda Lima Cunha, Lúcia Rosa de Carvalho, Kênia de Fátima Carrijo, Alexandre Borges, Marco Antônio Sloboda Cortez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.