Soroconversão de cabritos submetidos a um programa de controle para Lentivírus de Pequenos Ruminantes (LVPR)
DOI:
Palavras-chave:
lentivirose,CAEV, western blot, IDGA, controle, manejoResumo
A transmissão dos lentivírus de pequenos ruminantes (LVPR) pode ocorrer, diretamente, pela ingestão de colostro e leite contaminados ou através do contato intímo entre os animais, indiretamente pelo contato com fômites contaminados. Dentre as principais medidas de manejo empregadas no controle desta enfermidade estão a separação dos cabritos das mães imediatamente após o nascimento, e alimentação com colostro artificial ou colostro de cabra tratado termicamente. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar se essas medidas de manejo foram eficientes para evitar a transmissão de LVPR de cabras soropositivas às suas crias, obtidas por parto induzido e acompanhado. Para este fim, foram utilizados 44 caprinos, das raças Anglo Nubiana e Parda Alpina. Os soros foram testados pela imunodifusão em gel de agar (IDGA) e pelo western blot (WB) utilizando antígeno CAEV. Durante o acompanhamento dos animais, por um período de até 14 ou 18 meses, não se observou alterações clínicas compatíveis com infecção por LVPR, porém os resultados da IDGA e/ou do WB revelaram que 12 animais (27,27%), apresentavam anticorpos contra LVPR. Com base nestes resultados conclui-se que as medidas de manejo empregadas não foram suficientes para evitar a infecção pelos LVPR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Michele M. M. Oliveira, Maria Dalva B. de Alcântara, Aderaldo A. Farias, Sheila M. Gomes, Ana Claudia Campos, Roberto S. de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.