Odor sexual na carne suína e sua aceitação pelo consumidor
DOI:
Palavras-chave:
odor de macho, androstenona, escatol, análise sensorial, Large WhiteResumo
Pessoas não treinadas participaram de um painel de análise sensorial para avaliar sua habilidade de detectar odor sexual na carne de suíno inteiro e sua aceitação. Amostras de lombo suíno de macho inteiro, castrado, criptorquídico e de fêmea foram utilizadas. Os participantes atribuíram notas de 1 a 10 às características: maciez, sabor, suculência e qualidade global da carne. Em seguida foram questionados se alguma das amostras apresentava sabor desagradável e qual delas era oriunda de macho inteiro. Teste de Mann – Whitney, Kruskall-Wallis e Binomial foram utilizados para comparar e analisar os resultados. As mulheres se mostraram mais sensíveis com relação à avaliação das características sensoriais da carne. Porém, de maneira geral os participantes foram incapazes de identificar as amostras que eram originadas do macho inteiro, assim como, diferenciar as características organolépticas entre os tratamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Elicéia Meireles Gomes, Aline Silva Mello Cesar, Paulo Fernando Alves de Freitas, Ednaldo Carvalho Guimarães, Ana Carolina Portella Silveira, Robson Carlos Antunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.